Pode parecer engraçado, no entanto numerosas pessoas não entendem que precisam levar o carro para a oficina, independente de se gosta de carros ou não. Muita gente gosta de expor o carro que tem, o quão bom ele é, porém, na hora que apresenta algum tipo de incoveniente, não sabem o que fazer e de repente as dúvidas começam a aparecer:
Para onde levo? Como vou saber se estou sendo enganado? Não entendo nada de mecânica, então como vou entender o que é fundamental?
Por conta disso, conheça alguno entanto dicas antes de levar para a oficina de carros. Assista ao vídeo e continue lendo o artigo para saber mais informações:
Organização e estrutura: Oficina boa é oficina bem estruturada e preparada para tudo, atitudes como estacionar o carro do parceiro na rua é sinal de local mal planejado ou de que ela não está dando conta da demanda de serviços, resultando em atrasos e longas filas de espera. Repare no ambiente também, se os mecânicos trabalham no sol, se o local é muito apertado e quente, acredite locais estressantes estão muito expostos a acidentes de trabalho e falhas no serviço.
De modo algum boas oficinas deixam que o carro do parceiro aguarde na rua, estas possuem serviços agendados e locais próprios para serviços rápidos (troca de óleo, fluído de freio, pastilhas de freio e etc.), dispõem de ampla área de serviço sem que os mecânicos tenham que ficar fazendo balizas arriscadas onde a chance bater é muito grande, possuem uma boa área de estacionamento para os carros que aguardam serviço.
Limpeza: Sim, este um quesito relevante para uma boa oficina. Boas oficinas prezam tanto pela higiene do local de trabalho quanto pela higiene pessoal de seus funcionários, oficinas desse modo você pode facilmente concluir que ela possui sensor de autodisciplina, limpeza e bem estar, que fornece um ambiente de trabalho agradável e menos desgastante.
Atendimento: É o primeiro contato com a oficina, a pior coisa do mundo é você chegar com o seu carro e ver todo mundo andando de um lado para o outro enquanto você está lá parado, esperando para ser atendido. Preste atenção se o recepcionista é atencioso e cortês, se a checagem do veículo é feita corretamente (se possível, facilite, indique pequenos arranhões ou ano entantosados.) e se o consultor escuta os seus relatos sobre o carro com atenção sem apressar muito o atendimento. Inúmeros probleno entanto ocorrem no momento em que o consultor passa os sintono entanto do incoveniente para o mecânico, às vezes por ter numerosas pessoas para receber o consultor se apressa e não passa para a O.S. o incoveniente com clareza, resultando em ligações para o parceiro dizer novamente qual o incoveniente do carro, simplesmente muito chato.
Acabe com esse mau costume de ficar em sala “vip” assistindo programa de culinária ou desenho animado, hoje o parceiro participa do processo, assiste o serviço, dar opiniões e etc. Converse com o seu mecânico, tire dúvidas, entre em contato de probleno entanto e o principal, fique de olho, infelizmente nem todos os reparadores são confiáveis. O dono do veículo tem a obrigação de saber basicamente como ele funciona.
“Não banque o sabichão.” Essa é a frase que mais caracteriza essa dica, por incrível que pareça existem clientes que sabem mais que o mecânico, desmentem o mecânico, se encarrega de comprar as próprias peças, ordena serviços sem falta seguindo a sua teoria do “achismo” e etc.
Não seja orgulhoso, se você não entendeu, pergunte. É mais sensato de sua parte, e deixe que a oficina se encarregue de todo o processo. Não abra oportunidades para erratas.
Como foi dito acima, o parceiro tem todo o direito de observar o serviço, de perguntar e tirar dúvidas, no entanto sem exagerar. Uma vez que o mecânico estiver trabalhando no carro ou debaixo dele, não invada seu espaço de trabalho a não ser que ele o chame. Também em hipótese alguma pegue a ferramenta e faça você mesmo, não abra oportunidade para erros e acidentes, fique sempre a uma distância que o serviço seja nítido e seguro para você, nada de ficar colocando a cara onde mecânico está trabalhando.
Eu sei que Inúmeros clientes têm um apego tão grande com o carro que nem o próprio pai chega perto, eu entendo perfeitamente. Mais uma vez que o precioso entrar na oficina deixe que ela se encarregue do resto, e isso significa comandar seu carro (por curtíssimos trajetos.), deixe que os funcionários da oficina executem os processos, levar o carro até o elevador por exemplo. Não fique querendo fazer o trabalho deles, ao mesmo tempo você poderá estar dificultando o trabalho da empresa e, além disso, pode estar correndo risco esbarrar em algo ou até bater em outro carro, acredite, se a oficina é de particularidade, ela é a que mais quer que não aconteça nada com seu carro.
Por mais habilitada que a oficina seja dificilmente ela não aplicará a empurroterapia, Visto que cerca de 99,999% das oficinas trabalham com comissão e metas, numerosas vezes os funcionários se vêem obrigados a “enfeitar” o orçamento para superar a meta do mês. Questione o motivo dos serviços e peça uma explicação técnica, peça para ver o incoveniente, certifique se o carro realmente necessita daqueles serviços, e/ou leia esse tópico.
Se você guardar de tudo no carro, trate de retirar todos os cacarecos antes de ir à oficina de carros. O mais relevante é que se o incoveniente for ruídos internos esses objetos atrapalharam o diagnóstico, ou pior, poderão ser o diagnóstico, resultando em perda de tempo e dinheiro.
Retire tudo de valor do carro, infelizmente a ocasião faz o ladrão, nada de levar o carro com cédulas, bolsas, óculos, relógio, perfumes e qualquer outro objeto chamativo de bobeira no veículo. Caso não possua tempo de fazer uma faxina no veículo, alguno entanto oficinas retiram os objetos do veículo e os guardam em uma sacola. Você pode também indicar ao consultor que objetos estão no veículo para expor que você realmente entrou com ele. Procure sempre evitar.
Espero que com essas dicas fique mais fácil para você encontrar uma oficina confiável, Visto que elas existem, e são numerosas.
Fonte: (Novas do Dia)
A suspensão é o sistema responsável pela estabilidade do veículo. Seu alvo é absorver, por meio dos seus componentes, todas as irregularidades do solo. Também é o encarregado de manter as quatro rodas no chão e servir no desempenho do automóvel.
Veja as função das principais peças da suspensão e como preservá-las. Por toda a autoridade e a funcionalidade do sistema de suspensão, é amplamente recomendável que sejam feitas as manutenções preventivas de acordo com a indicação do fabricante. É relevante também fazer visitas ao mecânico sempre que surgirem estranhos ruídos. E sempre que houver alguma mudança deve ser feito o alinhamento.
O amortecedor tem sua funcionalidade interligada à mola. É o componente fundamental ao sistema de suspensão. Ele atua no sentido de amenizar as irregularidades do solo em conjunto com a mola. Se o seu carro estiver sem estabilidade e com ruídos vindos dessa parte do carro, os amortecedores podem estar gastos. Isso provoca o desgaste prematuro dos outros componentes da suspensão e dos pneus, além de prejudicar a segurança do carro.
Juntamente ao amortecedor, compõe a principalfunção de amortecimento dos probleno entanto da pista. Essa mola pode ser do tipo feixe de molas ou helicoidal. Por ser muito flexível, a mola é o componente mais eficiente para filtrar as imperfeições do asfalto. Se o carro expor falta de estabilidade e barulho pela suspensão, o incoveniente pode ser o gasto excessivo da mola.
Tem a função de servir como apoio para a coluna de suspensão, que é articulável, e o chassi. Atenção à dirigibilidade comprometida acompanhada do barulho na suspensão. As buchas podem estar gastas ou danificadas.
Auxilia a coluna da suspensão no seu movimento de sobe e desce permitindo, desse modo, o ângulo de oscilação do braço. O maior indicativo de que estão gastos são ruídos.
Promove a ligação entre uma coluna de suspensão e a outra. Esse componente é o responsável pela estabilidade do veículo em altas velocidades, em retas e em curvas. Ela é presa à carroceria por buchas de ligação e às colunas por meio de bieletas. O sintoma de falha na funcionalidade desse componente é a falta de estabilidade e o barulho na suspensão.
Fonte: (Stand Nitro Car)
Veja alguno entanto dicas sobre a manutenção da embreagem de seu veículo.
O sistema de embreagem é composto de platô, disco e rolamento de embreagem e atuador hidráulico. A embreagem tem a função de acoplar e desacoplar o motor do câmbio, permitindo a troca de marchas de forma suave, disponibilizando arranque sem trepidações, além de amortecer as vibrações do motor, eliminando ruídos.
- Evite comandar com o pé apoiado no pedal de embreagem, Visto que causa desgaste prematuro do conjunto;
- Evite trocas de marchas muito bruscas, Visto que danificam o disco, podendo ocasionar barulho e até impossibilitando a troca de marchas;
- Evite comandar em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas, Visto que sobrecarregam o disco, podendo utilizá-lo por completo.
Patinação, trepidação, falta de engate, pedal duro e barulho são alguns sintono entanto que podem indicar probleno entanto com o sistema de embreagem. Vale lembrar que a embreagem não trabalha sozinha. Dessa forma, seu perfeito funcionamento depende dos outros componentes do sistema, como volante do motor, cabo de embreagem, garfo, entre outros.
Por se tratar de um item de desgaste natural, a durabilidade da embreagem varia conforme a solicitação do conjunto e condições de trabalho. Assim, a manutenção se resume à troca dos componentes avariados quando fundamental.
Todo motorista deve dar uma atenção especial à troca de óleo, Visto que ele é responsável pela lubrificação e refrigeração de peças internas do motor, permitindo um funcionamento suave e eficiente do veículo.
A falha no sistema de lubrificação pode ser notada por ruídos estranhos, superaquecimento, falhas na partida, perda de potência e aumento do consumo de combustível.
Para saber quando deve ser realizada a troca de óleo, o próprio carro dá alguns sinais comuns.
Isto ocorre numerosas das vezes em carros mais velhos, com alta quilometragem, Visto que a maioria dos carros queimam pequenas quantidades de óleo por meio da operação do motor. Quando o nível fica abaixo, significa que o óleo ficou em operação no motor no decurso de muito tempo, sendo desse modo é extremamente fundamental trocar o óleo do carro.
Quanto mais o óleo é utilizado mais ele vai se degradando, ficando com uma cor mais escura, chegando até uma coloração negra. Quando o óleo está novo apresenta uma coloração clara, cor de mel. Na verificação do óleo, se for observada a coloração escura, é sinal de que está na hora de trocá-lo.
O óleo sujo provoca um desgaste maior do motor, desse modo diminuindo o prazo de vida do mesmo. Por isso, quanto mais a quilometragem aumenta mais certa de que a troca de óleo se aproxima.
Inúmeros carros, em especial os modelos mais novos, possuem essa opção de uma luz de alerta de óleo, que fica acesa quando é fundamental trocar o óleo por nível baixo ou sujeira.
Quando os níveis de óleo estão baixos ou saturados, é comum a luz de verificação do motor ligar, Visto que a condição do óleo afeta diretamente no desempenho do motor. Então, fique de olho e leve ao seu mecânico de confiança.
Fonte: (Dicas Automotivas)
Situada no bairro do Belenzinho, é uma oficina completa para implementar manutenção preventiva e corretiva em veículos nacionais e importados, utilizando os mais modernos equipamentos e contanto com a experiência de técnicos treinados. A empresa conta com a ampla parceria com fornecedores para aquisições de peças, o que agiliza o atendimento e reduz o prazo de entrega do seu veículo.
Está sempre procurando por uma constante atualização, para servir as novas tecnologias desenvolvidas pelas montadoras, visando a manutenção preventiva e corretiva em veículos nacionais e importados, com particularidade e rapidez.
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